Por que usar um pedal com clip?

 


PEDAL CLIP 

Ele oferece mais estabilidade e permite que os pés fiquem posicionados corretamente no pedal. Ou seja, ele é bem diferente dos pedais tradicionais e facilita mais a pedalada. Esse equipamento melhora o desempenho, fazendo com que os pés se mantenham firmes durante os movimentos. . 

MAIOR EFICIÊNCIA 

Quando os pés se mantêm firmes nos pedais, a bicicleta começa a fazer parte do corpo do ciclista. Assim toda a energia que é utilizada para mover os pedais se torna mais bem utilizada e facilita na hora de subir e acelerar. . 

FORÇA NA PEDALADA 

Esse tipo de pedal faz com que o ciclista consiga aproveitar o movimento máximo, e ter uma movimentação melhor. . 

MAIS SEGURANÇA PARA TRECHOS TÉCNICOS

Os pedais de clip proporcionam mais confiança na hora de utilizar a bicicleta. Isso, porque o ciclista consegue maior firmeza e o controle com o equipamento. Eles também ajudam a manter o equilíbrio nos trechos técnicos que precisam de uma habilidade mais aguçada com os pés. . 

FLEXIBILIDADE 

Normalmente, os pedais do clip proporcionam mais conforto na hora do ajuste e do aperto. Porém, é importante que eles estejam bem ajustados para que os pés fiquem firmes e não haja acidentes durante as descidas e subidas em trechos mais difíceis. . 

MAIOR CONTROLE 

Os pedais de clip ajudam a ter um maior controle sobre a bicicleta quando aparecem obstáculos durante o percurso. Assim, a performance melhora e todo o equipamento é bem utilizado.
 

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Direitos e deveres do ciclista



O que o Código de Trânsito Brasileiro diz sobre o ciclismo? 

A bicicleta é um veículo assim como o carro, o ônibus, a moto e o caminhão e como tal deve seguir as normas estabelecidas no CTB. 
Você que vai pedalar precisa conhecer seus direitos e deveres para evitar acidentes ou situações arriscadas. 
Em 12 de abril de 2021, o CTB sofreu algumas alterações no diz respeito à infrações do motorista contra o ciclista e vamos detalhar aqui quais foram essas mudanças. 
A principal alteração é sobre a ultrapassagem segura do motorista pelo ciclista. 
Antes da mudança, a infração correspondia a 5 pontos, ou seja, uma infração grave caso fosse flagrado. Hoje, passou a ser de 7 pontos e se enquadrando no tipo gravíssima. 
Outra mudança importante diz respeito a estacionar em ciclovias e ciclofaixas. 
É proibido sob pena de infração grave e perda de 5 pontos na carteira além de multa. 

Até aqui, são as mudanças mais importantes, mas vamos também relacionar todos os artigos correspondentes ao uso de bicicletas, lembrando que as leis valem tanto para autoestradas, ou seja, ruas urbanas, quanto para os terrenos rurais. 

Vejamos quais são. 


DOS DIREITOS DO CICLISTA 

É obrigação do governo criar condições seguras de trânsito para o ciclista

Art. 21 

Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

O mesmo vale na esfera municipal

Art. 24

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento, temporário ou definitivo, da circulação, da segurança e das áreas de proteção de ciclistas.

Fazer conversão na frente do ciclista não é permitido

Art. 38 

Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

(…)
Parágrafo único. durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

O motorista tem a obrigação de olhar antes de abrir a porta

Art. 49

O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

Usar o carro para ameaçar os outros é infração gravíssima

Art. 170 

Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

Carros não podem ser estacionados na ciclovia ou na ciclofaixa

Art. 181

VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

Chegar muito perto de outros veículos, como a bicicleta, também é infração

Art. 192 

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo.

Trafegar sobre calçadas e ciclovias é infração gravíssima

Art. 193

Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos.

Ninguém pode ultrapassar uma bike passando perto demais

Art. 201 

Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.

O motorista deve respeitar a preferência do pedestre e dos não motorizados

Art. 214 

Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

I – que se encontre na faixa a ele destinada;
II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
(…)
IV – quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo.

A ultrapassagem ao ciclista deve acontecer em velocidade compatível

Art. 220 

Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito ao ultrapassar o ciclista.

DOS DEVERES DO CICLISTA 

Todos devem respeitar os pedestres

Art. 29 

(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Você pode pedalar no acostamento ou no bordo da pista, mas deve usar a ciclovia quando disponível

Art.: 58 

Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pistas de rolamento, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

Só pedale em calçadas sinalizadas para uso de bike

Art. 59 

Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

Empurrando a bike, você é um pedestre

Art. 68 

É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)

§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

Sua bike deve ter alguns equipamentos obrigatórios

Art. 105 

São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Bicicleta elétrica deve seguir algumas regras para não ser um ciclomotor 

Art. 129

De acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito n. 315/09 e 465/13, a bicicleta elétrica é equiparada a ciclomotor, EXCETO se, cumulativamente, apresentar as seguintes características:

I) potência até 350 watts;
II) velocidade máxima de 25 km/h;
III) sem acelerador; e
IV) motor somente funcionar quando condutor pedalar.

Não passe pelo corredor com o trânsito em movimento

Art. 211

Ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não motorizados.

Não circule em vias de trânsito rápido sem acostamento e não faça malabarismos

Art. 244 

§ 1º Para ciclos aplica-se o disposto nos incisos III, VII e VIII, além de:
a) conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado;
b) transitar em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias;
c) transportar crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.
Inciso III – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
Inciso VII – sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
Inciso VIII – transportando carga incompatível com suas especificações.

Se estiver em grupo, pedale em fila única

Art. 247 

Deixar de conduzir pelo bordo da pista de rolamento, em fila única, os veículos de tração ou propulsão humana e os de tração animal, sempre que não houver acostamento ou faixa a eles destinados:

Não pedale na calçada ou de forma agressiva

Art. 255 

Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59.

Siga as regulamentações e tenha um pedal seguro.

 

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O que podemos aprender sobre nossos parceiros de grupo


Assim como acontece em qualquer grupo ou equipe, você e seus colegas podem acabar discordando sobre como fazer uma determinada tarefa. As sugestões são sempre importantes, mas não podem causar brigas, certo?

Para lidar com pessoas e opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, precisamos controlar certas discussões que podem acontecer. Manter a paz entre os amigos é o ponto principal quando há discordâncias. No entanto, lembre-se de que uma vez ou outra desentendimentos podem acontecer, assim como em qualquer grupo de pessoas trabalhando em equipe, contudo o objetivo principal sempre deverá ser o mesmo.

Saber ouvir e entender a visão do companheiro é essencial para se chegar a um denominador comum. Coloque-se no lugar do amigo e tente entender sua ideia, talvez isso traga um novo olhar para você.

Todo grupo possui regras, procure sempre respeitá-las. Elas não estão ali para lhe proibir de nada, apenas para colocar todos numa só sintonia, respeitando cada um do jeito que é. Se por acaso você não acha que uma regra é favorável, procure apresentar bons argumentos e discuta isso com os líderes do grupo. Não tente impor sua vontade, isso não vai dar certo. Seja inteligente e mostre que sua visão tem fundamento.

Em grupos de ciclismo, por exemplo, todos possuem um só objetivo: pedalar.

Durante os pedais ou eventos, procure sempre seguir as recomendações e indicações dos líderes. Eles estão mais preparados e mais experientes, sabem o que fazer em situações complexas.

Lembre-se, em um grupo de ciclismo você faz parte da engrenagem, jamais será deixado para trás. Confie no seu colega, peça ajuda, não tenha vergonha. Todos querem ir até o destino e voltar para casa em segurança.

Seguindo essas dicas, seu pedal será divertido e prazeroso!

 

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